Olá, pessoal!

Indicadores de Desempenho para a área Secretarial é o tema da minha palestra no COINS 2017.

Assim, temos que um dos desafios do Profissional de Secretariado é mensurar e dar visibilidade aos resultados gerados para as empresas.

A inexistência desses indicadores de resultado gera inúmeros prejuízos.

Para o profissional, desmotivação, falta de visibilidade da importância da sua atuação e o sentimento de não pertencer ao todo empresarial. Para os gestores e as empresas, inexistem parâmetros para valorizar e mensurar as atividades, identificar a evolução, ocasionando que esse profissional seja excluído de muitos programas da organização, como participação nos resultados e similares.

Parte dos profissionais de secretariado sente defasagem entre o que fazem e o que é percebido pelos gestores e empresas, nos momentos de avaliação de desempenho.

Há dificuldade de se transmitir, de forma objetiva e quantificável, as atividades realizadas e como elas contribuem para o resultado da organização.

É vital que os Indicadores de Resultado sejam criados, para valorizar a profissão e dar visibilidade a real dimensão de sua importância no cenário corporativo.

Mesmo que estejamos ainda engatinhando nesse cenário, os primeiros passos já foram dados.

Preocupada com esse gap da nossa profissão, desenvolvi um projeto piloto de indicadores para o Profissional de Secretariado, considerando as atividades essenciais.

Esses indicadores são quantitativos e possibilitam medir a produtividade do profissional, aliada à estimativa de tempo gasto com cada atividade.

Elaborei, também, um curso específico, para possibilitar ao profissional reflexão conjunta e orientação sobre como criar os seus indicadores, adaptando-os para as realidades das empresas em que atuam.

Felizmente, o assunto já começa a gerar bibliografia, tanto no Livro “Excelência no Secretariado: A importância da profissão nos processos decisórios. Como assessorar e atingir resultados corporativos e pessoais com competência e qualidade” (2013), como em “As Novas Competências do Profissional de Secretariado” (2014).

Para a evolução conjunta, é importante que haja convicção de que o profissional de Secretariado gera resultado, mesmo atuando na área meio do mundo profissional.

Há muitos exemplos concretos, que merecem ser compartilhados, para que os profissionais comecem a projetar a forma de dimensioná-los e dar visibilidade.

O assunto é amplo, complexo e representa uma das nossas bandeiras atuais.

O objetivo da minha palestra será de apresentar o assunto e aguçar a reflexão sobre esse tema que merece ser discutido e aprofundado.

Aguardo você no COINS 2017!

Abraço,

Bete D ́Elia
Coach, Instrutora de Cursos, Palestrante

Compartilhe!