Profissionais de Secretariado, meus colegas tão queridos!

Quero compartilhar com vocês a minha linda e grandiosa experiência na área de eventos, quando a gente estiver conversando durante a palestra “Participação do Secretariado na Gestão de Eventos”, que ministrarei dia 27 de outubro de 2017, no Congresso Internacional de Secretariado. Será um honra participar de um dos melhores eventos da área secretarial! Não será demais?

Vamos, então, começar a aquecer o nosso encontro aguçando sua curiosidade sobre o tema.

Já sabemos que os eventos impactam diretamente a vida econômica das Organizações, e com o aumento da sofisticação e suntuosidade exigidas atualmente, necessitam que na sua realização tenham profissionais especializados, capacitados e com imensa responsabilidade.

José Boralli, quando presidente da agência de live marketing BFerraz mencionou, no artigo “Eventos corporativos crescem no país”:

“O evento corporativo está sendo usado cada vez mais de maneira profunda e estratégica, engajando diversos públicos”, conta. “Com a ‘sofisticação’ da ferramenta, os investimentos aumentam e as verbas para a área estão maiores”, completa.[1]

Sendo assim, vamos ressaltar que o profissional de Secretariado, graças às suas inúmeras habilidades e competências, tem totais condições de gerir e coordenar um evento corporativo.

Porque coordenar um evento é algo para profissionais, que devem estudar e entender os conhecimentos históricos, conceituais e técnicos para a sua aplicação. Eles devem assimilar o evento como uma estratégia de mercado para as Organizações, e por isso precisam ser pessoas com formação generalista, ou seja, que possuam senso de organização e controle, percepção das novas tecnologias, criatividade, entendimento de diversidades culturais, conhecimento amplo dos processos de gestão, aptidão nas relações interpessoais e competência ética. É como já dizia Platão: “Ética sem competência não se instala; competência sem ética não se sustenta”. E tudo isso é peculiar ao Secretário!

Evento não tem fim, até porque ele é um acontecimento; sempre haverá algo ocorrendo no mundo corporativo e social.

Um fato muito importante – e porque não dizer imprescindível – a ser abordado em nossa conversa sobre a organização de um evento é que ele de nada valerá se não nos lembrarmos de que tudo deve ter sentimento. Sim, sentimento! Devemos entender que todo evento é feito e destinado a pessoas, seres de carne, osso e … sentimentos. Um evento, mesmo sendo corporativo, começa quando se tem um desejo e a partir dele o que se pretende, na maioria das vezes, é encontrar, festejar, projetar, crescer, construir, sonhar, fatos esses que despertam muitas emoções. Então, é necessário perceber que não se constrói um evento sem entender, considerar e respeitar o que o outro deseja e sente. É fundamental que vocês também, profissionais de Secretariado, como gestores de eventos, externem toda a sua reserva de sentimentos. O primeiro desses sentimentos é amar aquilo que estão desenvolvendo: isso será a sustentação do sucesso de vocês. Ou do fracasso de todos.

Pense nisso: o conhecimento, a técnica, a razão e a experiência na área de eventos são fundamentais para o alcance do objetivo proposto. Porém, só haverá resultado completo, satisfatório, excelente, se lembrarmos de agregar sentimento a esse “pacote”.

Outro detalhe importante: encarem a organização de um evento como se estivessem criando uma obra de arte, na qual vocês têm que trabalhar e expor sua sensibilidade, intuição, talento, emoção e dedicação. Acreditamos que, desta maneira, vocês desenvolverão qualquer tipo de evento, seja ele técnico, social, corporativo ou de exposição com muita eficácia, competência e criatividade.

 “A obra de arte é primeiro obra; depois, obra de arte” – Fernando Pessoa

Esse é o meu desejo: que vocês criem muitas obras de arte para que possam ter sucesso em todos os seus eventos!

E porque não começar, já, a esculpir comigo a obra de vocês no COINS?

Já estou ansiosa, aguardando por vocês lá!

Abraço bem apertado da mineira Solange.

[1] Disponível em: http://propmark.com.br/mercado/eventos-corporativos-crescem-no-pais. Acesso em: 19/04/2017

 

Compartilhe!