Normas para submissão de trabalhos

Normas para submissão de trabalhos

Informações gerais e submissão

Serão aceitos trabalhos completos resultantes de estudos teóricos ou teórico-empíricos desenvolvidos no âmbito do Secretariado e áreas correlatas.

Os trabalhos poderão ser redigidos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, com redação e ortografia adequadas. Toda a correção textual e gramatical dos trabalhos submetidos ao evento é de responsabilidade dos autores.

Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido publicados sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento.

Serão permitidas até 2 (duas) submissões de trabalhos por autor e, no máximo, quatro autores para cada artigo.

As submissões serão aceitas até o dia 31 de julho de 2025, por e-mail.

Estruturação e formatação (Trabalho Completo)

A submissão do trabalho completo deve ser feita mediante o envio de um arquivo [doc. ou docx.] contendo:

Título
Letras maiúsculas, centralizado na página, negrito.

Resumo

Entre 10 e 15 linhas, justificado na página. O texto deverá iniciar na mesma linha do item, contemplando objetivos, problemática, justificativa, abordagem teórica, metodologia e principais conclusões.

Palavras-chave

Apresentar três palavras-chave, separadas por ponto.

Introdução

Constar apresentação do tema, problemática (com questão de pesquisa), objetivos, justificativa e estrutura do texto.

Referencial Teórico
Discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo.

Procedimentos Metodológicos
Detalhar todos os métodos e técnicas de pesquisa utilizados na realização do estudo.

Resultados e discussões
Apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos) para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto.

Considerações Finais
Deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e a investigação realizada, além de apresentar as contribuições do estudo para o Secretariado e/ou áreas correlatas.

Referências

Listar todas as citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

Clique aqui para baixar o template do trabalho completo.

Formatação Geral do Trabalho Completo

O trabalho completo deverá obedecer às normas de formatação. Anterior à avaliação do conteúdo será verificado o cumprimento da formatação exigida e em caso de descumprimento de uma das normas o trabalho será automaticamente rejeitado.
Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
Editor de texto: word for Windows;
Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;
Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
Espaçamento entre linhas: 1,5cm;
Parágrafo: 1,25cm;
Número de páginas: mínimo de 10 (dez) e máximo de 20 (vinte), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto;
Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da ABNT vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;
Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT;
Obedecer às demais normas da ABNT.

Apresentação no COINS 2025

– Será convidado para apresentação oral no evento um dos autores de cada um dos 10 melhores trabalhos completos submetidos e aprovados, conforme cronograma informado posteriormente.

Apresentação Oral
– Tempo: o tempo disponível para cada apresentação oral será de 10 min;
– Equipamentos: estará disponível um microcomputador e um aparelho de projeção em cada sala de apresentação;
– Certificados: os certificados de apresentação serão entregues no dia do evento.

Comissão científica e avaliação dos trabalhos

O processo de avaliação dos trabalhos, bem como divulgação dos resultados é de responsabilidade da Comissão Científica do COINS 2025. Os casos omissos que surgirem durante o processo serão avaliados e resolvidos pela referida Comissão.

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, que emitirão parecer qualitativo do texto com base nos critérios do evento e que, posteriormente, serão enviados ao autor principal. A avaliação será realizada pelo sistema Double Blind Review, garantindo o não reconhecimento da autoria do texto bem como dos pareceres. Os autores devem excluir a autoria do texto no item propriedades do documento, conforme segue:

Passo a passo – Clicar em:
– Arquivo;
– – Informações;
Verificar se há problemas;
– Inspecionar documento;
– Na caixa em tela (Inspetor de documento), deixar selecionado apenas a opção “Propriedades do documento e informações pessoais”, em seguida clicar em inspecionar;
– Remover tudo;
– Fechar;
– Salvar o arquivo novamente.

Caso sejam realizadas alterações após esse processo, a autor terá sua identificação informada novamente e, por isso, deverá refazer todo o processo acima mais uma vez.

Critérios de avaliação

–  Contribuições do estudo ao avanço do conhecimento no campo secretarial e/ou áreas correlatas.
–  Relevância da temática proposta, evidenciando pertinência aos objetivos do evento;
–  Contemplação de pesquisa teórica ou empírica no âmbito do secretariado e/ou áreas correlatas e seus resultados;
–  Consistência teórica; pontuando as principais questões que norteiam o trabalho;
–  Harmonia entre questões e abordagens teóricas, apresentando domínio teórico-argumentativo que evidencie a consistência do trabalho;
–  Clareza e coesão do trabalho. Revelando precisão, correção e estilo do texto, com obediência ao padrão da escrita científico-acadêmica;
–  Aspectos metodológicos da pesquisa descritos e adequados para os objetivos do estudo;
–  Pertinência e abrangência das conclusões;
–  Referências utilizadas adequadas e atualizadas.

A avaliação do trabalho também compreende a atribuição de uma nota, podendo variar de zero a dez. Será feita a média aritmética das notas que será usada para concessão de menção honrosa.

Menção honrosa

A Comissão Científica do evento concederá menção honrosa ao(s) autor(es) dos três trabalhos que receberem as melhores avaliações no evento.
– Todos os artigos aprovados pela comissão avaliadora e apresentados no evento (oralmente) serão publicados nos Anais do COINS 2025.

Cronograma

Prazo para submissão de trabalhos
Até 31 de julho de 2025.

Avaliação dos trabalhos
De 15 de agosto a 15 de setembro de 2025.

Divulgação dos resultados
– O resultado será divulgado no dia 19 de setembro de 2025.
– Inscrição de autores no evento:

Os autores poderão se inscrever no evento até o dia 31 de outubro de 2025, sendo o valor da inscrição o correspondente ao do primeiro lote.

São Paulo, 30 de setembro de 2024.
Comitê Científico COINS 2025

Compartilhe!