Apresentação
Anais do Congresso Internacional de Secretariado – COINS
O COINS 2023 teve como pilares a Mentalidade Estratégica, a Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e a Saúde & Qualidade de Vida no Trabalho. Aconteceu entre os dias 15 e 16 de julho, no Teatro Ulysses Guimarães, na capital Brasília. Participaram do evento mais de 400 pessoas, sendo profissionais, estudantes e pesquisadores (presencialmente e on-line).
Ao longo dos dois dias de evento, 14 palestrantes/facilitadores abrilhantaram a agenda do Congresso, contribuindo para que ele se consolide como o maior evento do Secretariado consagrado pelo próprio público participante.
O COINS, promovido pelo Sampaio Secretarial Concept e SINSESP (Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo), contou com a presença de vários estados brasileiros e Distrito Federal, bem como dos países: Angola, Costa Rica e Estados Unidos.
Desde a sua primeira edição, em 2011, tem-se dado especial atenção aos aspectos científicos que permeiam a profissão, mas somente em 2013, na segunda edição, foi que se dedicou um espaço específico da programação para a apresentação de artigos científicos e, em 2023, resumos estruturados.
Na edição de 2023, recebeu-se 10 trabalhos, todos aprovados para apresentação oral em formato de banner.
Tal como previsto no edital de submissões, os 3 melhores artigos aprovados e apresentados no evento receberam a menção honrosa, e todos os 10, foram publicados nos Anais do evento. Por indicação do Comitê Científico, 4 trabalhos foram considerados como melhores, em função das notas atribuídas pelas avaliadoras: Profa. Dra. Fabiana Regina Veloso, Profa. Me. Michelle Soares e Profa. Me. Rosemeire de Albuquerque Leocadio.
As menções honrosas, concedidas no encerramento do COINS 2023, foram feitas aos seguintes trabalhos:
1º lugar: Produção científica discente: um estudo no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe – Luciana Marques da Silva e Rosimeri Ferraz Sabino
2º lugar: Secretariado Executivo: empreendedorismo e seus aliados tecnológicos – Sonia da Silva Sousa
3º lugar: Narrativas étnico-raciais de profissionais de Secretariado – Mônica Aparecida de Oliveira e Vera Lúcia Ignácio Molina
4º lugar: O uso de metodologias ativas no ensino de inglês para fins específicos: um estudo de caso na Escola Profissional de Secretariado da Universidade Nacional da Costa Rica – Carolina Hernández Chaves
Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que os trabalhos publicados possam servir de inspiração para futuras pesquisas e, consequentemente, para o fortalecimento da cientificidade da área secretarial e, finalmente, para o desenvolvimento de nossa profissão!