Anais do Congresso Internacional de Secretariado – COINS
O COINS 2019 teve como tema “Das inteligências múltiplas à inteligência artificial: como utilizar a seu favor e de sua carreira” e aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, na capital São Paulo. Participaram do evento 470 profissionais, estudantes e pesquisadores.
Ao longo dos três dias 15 palestrantes/facilitadores abrilhantaram a agenda do Congresso, contribuindo para que ele se consolide como o maior evento do Secretariado consagrado pelo próprio público participante.
O COINS, promovido pelo SINSESP (Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo) e pelo DEVELOP (Centro de Desenvolvimento Profissional), contou com a presença de 19 estados brasileiros e Distrito Federal, bem como dos países: Espanha, Estados Unidos da América, África do Sul e Angola.
Desde a sua primeira edição, em 2011, tem-se dado especial atenção aos aspectos científicos que permeiam a profissão, mas somente em 2013, na segunda edição, foi que se dedicou um espaço específico da programação para a apresentação de artigos científicos.
De lá para cá muitos trabalhos já foram apresentados e isso nos motiva e incentivar ainda mais a produção, apresentação e divulgação de tais estudos. Inclusive, publicou-se vários artigos apresentados no COINS na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec).
Na edição de 2019, recebeu-se 14 trabalhos, dos quais 12 foram aprovados, sendo: 11 para apresentação oral, conforme previsto nas normas, e 1 para o formato pôster.
Tal como previsto no edital de submissões, os 5 melhores artigos aprovados e apresentados no evento foram indicados para o Fast Track da Revista Científica “Gestão e Secretariado” e os 10 trabalhos apresentados em 17 de outubro foram publicados nos Anais do evento.
Os avaliadores da Revista GeSec também pontuaram os trabalhos e os 3 melhores receberam menções honrosas no encerramento do COINS 2019, quais sejam:
1º lugar: Panorama da atuação do profissional de secretariado executivo na Universidade Federal do Pará através da gestão por competências – Raul Vitor Oliveira Paes, Mônica de Souza Figueiredo, Jorge Fernando Negrão de Lemos e Mariana Antunes Oliveira
2º lugar: Economia Circular: a percepção dos acadêmicos de Secretariado Executivo da Universidade do Estado do Pará – Élida da Silva Pereira, Luan Gomes Ribeiro e Alexandre Jorge Gaia Cardoso
3º lugar: A gestão do conhecimento e a atuação do secretário executivo no processo transitório da coordenação de um programa de pós-graduação – Enio Snoeijer, Katia Denise Moreira e Cibele Barsalini Martins
Desejamos a todos uma boa leitura e esperamos que os trabalhos publicados possam servir de inspiração para futuras pesquisas e, consequentemente, para o fortalecimento da cientificidade da área secretarial e, finalmente, para o desenvolvimento de nossa profissão!