Muitos profissionais da área do secretariado têm dificuldades em falar em público. Se você também é uma dessas pessoas, saiba que essa habilidade precisa ser desenvolvida para que você aprenda a se expressar com clareza e objetividade.
É muito comum ter medo de falar em público! No entanto, isso pode estar impedindo que você cresça na carreira e fortaleça o seu nome no mercado. Sendo assim, confira agora mesmo 4 dicas e cuidados para planejar a sua estratégia de comunicação pessoal! Vamos lá?
1. Domine o conteúdo da sua área de atuação
Para conversar com gestores e colegas da profissão saiba que você precisa estar bem informado sobre as tendências, inovações e teorias sobre a sua área de atuação.
Quando você tem o domínio do conteúdo, as conversas tendem a fluir com mais naturalidade. Afinal, é muito mais fácil conversar e expor a opinião quando é algo que temos autoridade, certo?
Então, uma dica é sempre participar de cursos, workshops e encontros de negócios que proporcionem essa vivência do mercado de trabalho. Assim, você dá um upgrade no seu currículo e ainda promove o networking.
2. Grave a sua apresentação
Se você tiver uma apresentação para fazer para os gestores, estude o conteúdo e grave você falando. Certamente, você ficará inseguro na frente da câmera e é exatamente isso que você precisa trabalhar.
Por isso, grave a apresentação e assista para compreender quais são os seus vícios de linguagem, o que precisa ser melhorado na postura e até mesmo o tom de voz. Quando você faz esse treino em casa tem mais segurança na hora de falar em público.
Mesmo que você não tenha que fazer uma apresentação, grave você falando sobre assuntos da sua área — aqui, o mais importante é você desenvolver uma análise crítica sobre a sua imagem para melhorar sempre.
3. Estude o seu público
Saiba quem são as pessoas com as quais você precisa conversar (ou a sua plateia, no caso de apresentações). Estude a linguagem, as suas preferências, os seus hobbies, a cidade em que moram e tudo o que você possa encontrar para gerar ideias e vínculos.
Use as redes sociais a seu favor e pesquise muito sobre as pessoas que você precisa criar conexões. Isso facilita muito na hora daquele silêncio constrangedor em que você deve puxar algum assunto interessante.
4. Tenha autocontrole
Muitas pessoas, na hora de falar em público, começam a tremer, ficam vermelhas e a voz não sai. Por isso, é muito importante ter autocontrole para que esse tipo de situação não aconteça.
Liste os principais motivos que levem você a ter de você tem medo de falar em público e crie um plano de ação para reverter essa situação.
Por exemplo, imagine que você tenha medo porque não domina o assunto. Nesse caso, você precisa estudar mais sobre o tema. Agora, imagine que você seja uma pessoa muito nervosa. Aqui, você pode buscar atividades como meditação e yoga para controlar a ansiedade.
Falar bem em público é uma habilidade fundamental para a área do secretariado. Por isso, se precisa desenvolver esta competência, aproveite as nossas dicas! Temos a certeza de que elas ajudarão a melhorar a sua comunicação oral!
Você gostou das nossas 4 dicas e cuidados para planejar a sua estratégia de comunicação pessoal? Veja um pouco mais sobre o conteúdo com uma das palestrantes internacionais da COINS 2019, Susan Berkley. Ela é figura confirmada no evento, onde ela dará um workshop sobre o poder da voz, assista um vídeo onde ela fala um pouco sobre o assunto ASSISTA AQUI.
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